quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

projeto pedagógico finalizad, Estágio supervisionado lll

projeto pedagógico finalizad, Estágio supervisionado lll
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
ARTES VISUAIS - LICENCIATURA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Lucimar Ribeiro Parreira Sousa








AVALIAÇÃO PROCESSUAL








Pólo de Uruana
Novembro de 2010


Trajeto a procura da minha porta de entrada foi um dos mais gratificantes, com ele passei a prestar mais atenção para as cores, para os detalhes das casas o corre e corre das pessoas, a imprudência das pessoas no trânsito, a falta de arborização nas ruas, e tudo isso passavam despercebido, passei a ter um novo olhar sobre a paisagem da cidade buscando significados através das imagens captadas.
Através do texto da cidade educadora tive uma base, uma noção da importância de proporcionar para toda a população conhecimento, a importância da arte na vida da pessoa, para a elaboração da minha proposta, tive uma grande dificuldade de sair alem dos muros das escolas para desenvolver esta proposta. Na minha primeira escolha da minha porta de entrada, notei que não teve nenhum interesse por parte do proprietário do estabelecimento, por mais que eu tentei explicar não adiantou muita coisa, essa foi uma das minhas dificuldades, dos meus estranhamentos e veio junto a insegurança, pois ali me senti só sem saída, entrei em contato com a professora Ângela ela me orientou a procurar outra porta, fui a luta a procura de outra porta, foi passando pela a porta do laboratório vi várias pessoas, foi então que percebi que ali era uma boa opção para desenvolver minha proposta.

O motivo pelo qual me levou a escolher esta porta foi o fluxo de pessoas, o interesse que teve a proprietária em fazer a parceria, por ser um lugar que freqüentam pessoas de vários níveis culturais sociais, de diversa faixa etária. É um lugar ideal para desenvolver um trabalho de conscientização e valorização e resgatar memória de uma pessoa que teve uma grande para a população.

O laboratório Cito-labe, fica situado na Avenida Tocantins esquina com a Rua 19 centro Uruana- GO, o estabelecimento tem sede próprio, o prédio apresenta uma boa estrutura, é composto por sete cômodos muito bem repartidos, um ambiente muito bem decorado com vários modelos de obras de arte. O estabelecimento funciona com dois funcionários, sendo uma técnica em enfermagem, um recepcionista e a proprietária Dr. Maristela campos
O que levou Dr. Maristela a montar o laboratório nesta cidade? Foi analisando a população e a quantidade de hospital, que na época havia.
Elaboração da proposta de intervenção
A elaboração da proposta foi desesperadora, pois eu não sabia como elaborar, eu lia o material, lia as orientações dos professores e não me clareava em nada, tudo que eu imaginava parecia que não dava certo, voltei na minha porta de entrada observei tudo novamente para ver se fluía a idéia, então comentei: com um funcionário e ele me deu uma sugestão, fui até minha colega de classe Maria Edvaneide , para me auxiliar. Durante a elaboração, diversos ajustes foram realizados, com orientações da professora Ângela, procurei um artista que eu pudesse me espalhar, então lendo o texto da apostila e pesquisando no Google, percebi que poderia me embasar na artista e fotógrafa contemporânea, Rosângela Rennó.
Discussão nos fóruns da proposta com orientações com formadores e tutores.
Introdução
Há como foi interessante e de muito valor essa parte, ou seja, as discussões nos fóruns, eu estava totalmente perdida, perdi noites de sono, confesso que tive vontade de desistir. Através dos diálogos dos incentivos, dos puxões de orelha dos professores formadores, tutores e colegas de classe as coisas foram entrando nos eixos, foram clareando. Tudo isso fez com que eu crescesse mais e adquirisse um maior conhecimento sobre como fazer um projeto.

Marquei o dia da realização da intervenção, fui até a minha porta de entrada Laboratório cito-Lab, a proprietária me disse que poderíamos fazer algo no dia para que a pessoa pudesse fica, mas um tempo no local, para estar apreciando aquela intervenção, então surgiu à idéia de servir chá acompanhado com biscoito. Porque as pessoas que freqüenta o ambiente vão realizar exames em jejum e saem muito rápido do local. Um dia antes da data da intervenção levei todo o material para a sala que iria acontecer à intervenção, então tudo pronto para a exposição.
Chega a tão esperada hora. Às sete horas e dez minutos, do dia vinte e seis de novembro do ano de dois mil e dez, abre as portas do Laboratório Cito-Lab,. De forma sucinta e objetiva tentei resgatar a imagem e a memória de uma das pessoas mais ilustre de Uruana, Jairo Ferreira de Castro o primeiro prefeito, médico e farmacêutico de Uruana.
O trabalho visa contar a trajetória pioneira e de sucesso do Dr. Jairo de Castro; algo de extrema importância para a comunidade. Pois o mesmo resgata e volta nas origens de um homem muito humanitário que fez de tudo para construir juntamente de sua história a história de Uruana. A ansiedade e o nervosismo são imensos. As pessoas muito curiosas começaram a fazer perguntas e como o laboratório o fluxo de pessoas é um pouco maior no período da manha. Iniciei a minha fala falando do projeto e explicando o porquê desta intervenção em local não formal e da importância da população participar e da conscientização de estar resgatando a memória de uma pessoa que foi é continua sendo tão importante para a sociedade Uruanese. Pois foi com a vinda desse ilustre, é que veio o incentivo de novos médicos para nossa sociedade, isso é progresso é cultura. Ali ouvi vários comentários e elogios, tanto a respeito de Dr. Jairo, quanto da exposição, execução do projeto. Nos meus planos a exposição seria somente no período matutino, mas devido à aprovação do púbico presente, a proprietária Dr. Maristela, me pediu para deixarem o painel exposto mais dias, para que a história possa ser mais divulgada, pois as pessoas mais jovens não conhecem a historia desse pioneiro.
Avaliação dos resultados (esta que você está fazendo).
O resultado foi magnífico, foi muito bem aceito pela população, pude ver a grande conquista realizada durante todo o processo de intervenção, as dificuldades foram muitas até chegar o final dessa jornada, mas sinto me realizada, ao ver o interesse das pessoas que presenciaram está intervenção, para minha surpresa esteve presente na exposição o jornal Tribuna de Uruana. Neste momento reconheço que realmente temos que seguir a proposta do texto da cidade educadora, temos que sairmos dos muros das escolas sim! Só assim a população percebe que tudo isso é cultura é arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário